Extensão

Tem por objetivo realizar a interação com a comunidade e a articulação entre o ensino básico e ensino superior, motivar para condução criativa de aprendizagens efetivas e motivar a realizar com autonomia a busca de conhecimentos e produção de saberes inseridos os conteúdos acadêmicos no contexto da vida cotidiana.

Conheça as atividades de extensão ativas atualmente em nosso PET:

Brincar Brincando

Oficina sobre a importância das brincadeiras e dos brinquedos no universo infantil. O intuito da oficina é promover a interação dos petianos (alguns, futuros professores) com instituições de ensino e professores da comunidade do entorno, bem como, estimular a criatividade de crianças através da inserção de atividades lúdicas nas escolas.

Um dos eixos da Oficina de extensão denominada Brincar Brincando é o Ensino do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em escolas distintas da região, onde proporciona atividades lúdicas e integradoras com intuito de levar a criança e o adolescente a identificar seus direitos e deveres assegurados por lei.

Outras atividades de extensão:

A oficina de Informática Básica objetiva diminuir dificuldades que alunos recém ingressos na graduação apresentam para utilizar computadores e softwares para elaboração de trabalhos acadêmicos e diminuir o índice de evasão nos dois primeiros semestres dos cursos de graduação do IFC-Cam decorrente destas dificuldades.

Nesta oficina os seguintes tópicos podem ser abordados:

– Criação de Pastas.
– Organização da Área de Trabalho.
– Criação de documento do Word.
– Criação e formatação de texto.
– Como salvar um documento em PDF.
– Como transferir arquivos para o pen-drive e vice-versa.
– Navegação na internet.
– Utilização de E-mail.
– Utilização do Google Drive.

Entre outros itens conforme o solicitado no decorrer da oficina.

A astronomia é por si só um assunto fascinante que atrai milhares de pessoas. Desde a mais remota antiguidade os mistérios do Universo intrigam até mesmo pessoas leigas. Considerando este contexto, o PET está ofertando observações astronômicas para a comunidade, utilizando o telescópio Celestron CPC com GPS interno e tubo de 8 polegadas Schmidt-Cassegrain do IFC-Camboriú. Essas observações, além de permitirem contemplar parte da beleza do Universo, propiciam aos observadores discussões a respeito dos Cosmos e poderão instigar pensamentos críticos.

Objetiva-se com esta atividade:
– Oportunar observações do céu e discussões sobre astronomia básica a fim de desmistificar o Universo para o público de forma gratuita;

-Formar cidadões críticos, reflexivos e criativos, com conhecimento científico e tecnológico;

– Desenvolver atitudes que integrem conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos através da atividade de extensão em diferentes contextos.

No IFC-Camboriú, o Clube de Astronomia – Tycho Brahe juntamente com o PET, oportuna observações astronômicas nas quintas-feiras, das 19: as 21:00 h (nas proximidades entre os Blocos F e J), ao longo do ano de 2018.

*Como observações astronômicas dependem fortemente das condições atmosféricas, deixar-se-á em aberto a possibilidade da montagem do telescópio em datas não previstas, na disponibilidade de tempo das pessoas envolvidas na atividade ou na eventualidade de algum fenômeno extraordinário, como no caso de eclipses lunares.

Atualizando…

Notícias relacionadas com as atividades de Extensão:

site_lucas_martini
site_curso_tec_ids
Postagem-Pet-Videos-1
aula-info-basica-para-site-do-pet

Localização

Contato

E-mail:
pet.camboriu@ifc.edu.br
Facebook:
@PET IFC-Cam
Instragram:
@pet.ifc
Youtube:
PET IFC Camboriú